Blog Wasser Advogados: 22/12/2013 - 29/12/2013

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

5 maneiras de melhorar a cultura da sua empresa




 
As companhias não são constituídas apenas por indivíduos, mas por times com habilidades complementares. Recrutar bons funcionários é apenas uma das ações para obter sucesso, a empresa precisa também nutrir um ambiente em que ela e seus colaboradores possam crescer.

O Mashable conversou com nove empresários e reuniu dicas de como construir uma boa cultura organizacional, com um time focado e satisfeito. Veja abaixo:

1 – Faça a manutenção de funcionários

Contratar é um processo contínuo e merece atenção durante toda a estadia do funcionário na empresa. É importante pensar sobre o plano de carreira da pessoa e deixar que ela se adapte às novas responsabilidades. O colaborador precisa saber onde está e para onde vai. Um dos maiores erros que a empresa pode cometer é não fazer a manutenção do funcionário.

2 – Incentive o pensamento empreendedor

Todos os funcionários devem pensar como os donos da empresa. Para isso, os fundadores precisam perguntar a opinião dos colaboradores sempre, encorajando as pessoas a tomarem decisões como se fossem os principais responsáveis pela companhia.

3 – Funcionários são parte do negócio
Na hora da contratação tenha em mente que pessoas medíocres não trarão o sucesso que a empresa prevê. Portanto, uma das ações mais importantes dentro de uma companhia, mesmo que seja pequena, é contratar um bom recrutador. Os negócios serão diretamente afetados pelos funcionários contratados.

4 – Lidere pelo exemplo
Dentro de uma companhia todos se alimentam das atitudes do chefe. A cultura começa com os líderes e, portanto, eles precisam inspirar os funcionários por meio do exemplo. Seja focado, pontual, bem-humorado, otimista e trabalhe com vontade.

5 – Não subestime freelancers

Contratar alguém é um comprometimento muito grande. Para algumas empresas freelancers fazem mais sentido. A tecnologia atual permite que os serviços sejam contratados e pagos pela internet. Trata-se de uma economia de tempo e dinheiro. Obviamente há sempre a oportunidade de se contratar um freelancer muito bom.