Blog Wasser Advogados: Governo gaúcho interdita fabricante da LatVida e suspende rótulos da linha UHT

sábado, 31 de agosto de 2013

Governo gaúcho interdita fabricante da LatVida e suspende rótulos da linha UHT



 "várias irregularidades foram constatadas, entre elas, o aproveitamento comercial de leite com prazo de validade vencido"

Segundo Delegacia de Defesa do Consumidor, empresa aproveitava leite com prazo de validade vencido. Polícia havia fechado depósito da companhia por denúncias de adulterção de produto. Há suspeita de que mil litros de leite sem autorização para consumo fossem adicionados a cada dez mil litros processados.
 
A Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul interditou nesta sexta-feira a fábrica da VRS - Indústria de Laticínios Ltda, processadora da marca LatVida, em Estrela, Rio Grande do Sul. Durante uma vistoria, realizada na madrugada da última quarta-feira, por fiscais do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA) e agentes da Delegacia de Defesa do Consumidor, várias irregularidades foram constatadas, entre elas, o aproveitamento comercial de leite com prazo de validade vencido.
 
Na terça-feira, dia 20, a polícia já havia fechado o depósito da empresa devido a denúncias de adulteração do produto. No local, foram apreendidas mais de mil caixas de leite com validade de maio, junho, julho e agosto. A suspeita da polícia é que mil litros de leite sem autorização para consumo fossem adicionados a cada dez mil litros processados pela empresa.
 
Na inspeção da Secretaria de Agricultura, os fiscais lavraram dois autos de infração contra a VRS. Os fiscais, segundo relatório emitido, destacaram que a empresa — envolvida na Operação Leite Compen$ado, que flagrou adulteração de leite com formol em maio — estava burlando a fiscalização e o depósito não apresentava as condições exigidas.
 
Na nota emitida no fim da tarde desta sexta-feira, a Dipoa destaca que na vistoria do dia 21 "foram verificados procedimentos em desacordo com os preconizados pela inspeção oficial, caracterizando descumprimento do Regime Especial de Fiscalização, no qual a empresa estava submetida".
 
Depois de analisar a defesa apresentada pela VRS, a Dipoa decidiu pela interdição da fábrica como medida cautelar, que vai vigorar até que as irregularidades sejam sanadas. Ao mesmo tempo, definiu que, " em função dos reiterados problemas verificados na linha UHT, a mesma será suspensa e seus rótulos serão cancelados".
 
Procurada, a direção da empresa não quis se manifestar sobre a interdição. (Flávio Ilha)

Fonte: O Globo, via IDEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário